Playbook de Investimentos

Encontre informações sobre o ecossistema de inovação de energia e sustentabilidade no Brasil e no estado do Rio de Janeiro, conceitos, indicadores e estatísticas sobre o ecossistema de startups com o foco em deeptechs, energytechs e cleantechs.

Introdução

O Playbook de Investimentos auxilia startups dos setores de energia e sustentabilidade a identificar e acessar as melhores fontes de financiamento no ecossistema do Rio de Janeiro e aborda as opções de funding oferecidas por universidades, players de capital de risco, corporações e governo. Além disso, fornece orientações para que as startups compreendam o tipo de financiamento mais adequado para cada estágio de maturidade do seu negócio.

O MIT REAP

O Programa MIT REAP tem o propósito de impulsionar o ecossistema empreendedor globalmente, promovendo inovação, crescimento econômico e colaboração entre instituições acadêmicas, empresas e governos.

O Brasil possui um ambiente muito favorável para o desenvolvimento de novos negócios e startups no segmento de energia e sustentabilidade. O MIT REAP Rio  transformou o Rio de janeiro no primeiro ecossistema de inovação de classe mundial do país. O Programa fortalece o ecossistema empreendedor local, conectando universidades, empresas e governo, capacitando empreendedores e facilitando o acesso a recursos e investimentos para impulsionar startups e projetos inovadores.

Próximos eventos

Contexto energia e sustentabilidade

Source: Kachan & Co., 2012

Overview mercado ESG,
Clean Tech e Deep Tech

A incorporação dos princípios ESG (Ambiental, Social e Governança) nas empresas teve um aumento considerável nos últimos anos por ser um ponto extremamente relevante e exigido por parte de investidores, que queriam melhores práticas sustentáveis sendo adotadas em suas investidas, assim como, mais recentemente, relevante para escolha dos consumidores dos produtos ou serviços.

Ao adotar práticas responsáveis e éticas, as startups fortalecem sua reputação, atraem investimentos e clientes engajados, e mitigam riscos regulatórios e operacionais. O foco em questões ambientais, sociais e de governança também impulsiona a inovação, permitindo que as startups desenvolvam soluções disruptivas que abordam desafios globais. Além disso, a incorporação de métricas ESG no planejamento estratégico possibilita uma gestão mais eficiente e a identificação de oportunidades de negócios alinhadas com a sustentabilidade e o impacto positivo.

Mais voltado para a temática de Energia e Sustentabilidade temos as Clean Techs e Energy Techs:

Cleantech assim como energytech são setores que apresentam um forte crescimento nos últimos anos e mostra ser um potencial foco para os próximos, devido a importância de soluções sustentáveis e a necessidade de energia eficiente, gerenciamento de recursos e preservação ambiental. Ele tem sido impulsionado por subsídios e flexibilização das regulamentações, e pelo acordo de Paris em que países e empresas se comprometeram a se tornarem Net Zero, exigindo assim mais eficiência energética, neutralização de Co2 e outras frentes sustentáveis.

A Deep Tech está impulsionando o crescimento de todo o ecossistema de inovação mundial, trazendo avanços tecnológicos significativos em diversos setores. Essa área exige conhecimentos técnicos profundos e investimentos de longo prazo. Os líderes estão adaptando programas de suporte especializados, promovendo colaboração entre pesquisadores e empreendedores. A Deep Tech é um mercado promissor e em constante evolução, oferecendo soluções inovadoras e impactantes para diversos setores da economia global.

O ecossistema
Brasileiro de Startups

O Brasil é um país que possui uma grande sinergia com a sustentabilidade e a energia limpa. Sua extensa área territorial abriga uma diversidade de ecossistemas e recursos naturais, que são essenciais para a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento de energias renováveis.

O país tem se comprometido com a sustentabilidade, estabelecendo metas ambiciosas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Um dos principais compromissos é o programa de se tornar Carbono Neutro até 2050, buscando equilibrar as emissões com a absorção de carbono, além da busca contínua em se ter uma matriz energética limpa.

O país oferece um ambiente favorável aos negócios, à inovação e às startups. O país possui uma cultura empreendedora vibrante e uma crescente comunidade de startups que busca soluções inovadoras para os desafios. Há uma variedade de programas de apoio, incubadoras e aceleradoras que fornecem suporte e recursos para o desenvolvimento de novos empreendimentos. Além disso, o governo brasileiro tem implementado políticas de estímulo à inovação e ao empreendedorismo, como a Lei de Inovação Tecnológica e incentivos fiscais. Esses aspectos positivos do ambiente de negócios impulsionam a criação e o crescimento de startups focadas em sustentabilidade e energia limpa.

O Brasil sediou eventos importantes relacionados à sustentabilidade e à energia limpa, como a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) em 2012 e a Conferência das Partes (COP) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima em 2019.

Somado a isso, o país possui vasto potencial para o desenvolvimento de energias renováveis, como a solar, eólica e biomassa. Iniciativas como o Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica (Luz para Todos) e o Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica (ProGD) têm impulsionado a adoção de fontes limpas de energia.

Origem do Investimento

Mais de 60% das startups que conseguiram
investimento, o obtiveram através de empresas
no mesmo estado ou na mesma cidade

Tipo do Investimento

Das startups que receberam
investimentos, 39% foram via
investidor anjo

Tem iniciativas de Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG)

Quase metade das startups avaliadas no estudo conduzido pela Abstartups disseram não terem inciativas voltadas para ESG.

Startups que não receberam investimento

Motivos de não receber investimento

55% das startups que não receberam dinheiro estão em fase inicial ou no inicio da preparação para buscar investimentos.

* Dados da ABStartups, referente ao ano de 2022

O Ecossistema Carioca de Startups

O Rio de Janeiro é uma cidade que possui uma forte sinergia com a sustentabilidade e a energia limpa. A sua localização privilegiada, cercada por paisagens naturais, como a Floresta da Tijuca e a Baía de Guanabara, inspira ações voltadas para a preservação do meio ambiente. Além disso, incentiva iniciativas sustentáveis, como a implantação de ciclovias, o uso de transporte público e a promoção da reciclagem.

A cidade tem se comprometido ativamente com a sustentabilidade, estabelecendo metas ambiciosas, como o programa de se tornar Carbono Neutro até 2065. Esse compromisso envolve a redução das emissões de gases de efeito estufa, a promoção de energias renováveis e a implantação de projetos de compensação ambiental.

Um exemplo do potencial do ecossistema do rio de janeiro para energia e sustentabilidade é refletido no estudo publicado pela Distrito, o Rio Tech¹ em 2023, em que Energytech e Indtech possuem um maior share de startups que se comparado a média de todo o Brasil.

A cidade também sediou importantes eventos voltados para a sustentabilidade e a energia limpa, como a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) em 2012 e a Rio Oil & Gas Expo and Conference, e o Rio Web Summit (1ª edição em 2023) o que busca debater soluções inovadoras para o setor de energia. Com esses compromissos e eventos, o Rio de Janeiro se destaca como uma cidade que valoriza a sustentabilidade e busca promover o desenvolvimento de energias limpas, contribuindo para um futuro mais sustentável e equilibrado.

Stakeholders mapeados dentro do ecossistema do Rio de Janeiro

* Relatório técnico do MIT REAP realizado em junho de 2022

0
startups¹
0 M&A
com startups do RJ¹
+ 0 mil
colaboradores¹
0 ª posição
no ranking nacional de ecossistemas²

¹ Rio Tech report 2023 | ² Startup Ecosystem Report 2022

Participação das startups por setor no RJ (em %)
Fonte: DISTRITO
Participação das startups por setor no Brasil (em %)
Fonte: DISTRITO
0 rodadas
De investimento em 2022¹
+ US$ 0 mm
Captados em 2022¹
0 ª estado
Em volume de investimento¹
2011-2023

¹ Rio Tech report 2023

Rolar para cima